Passos iniciais para aprender o baralho cigano

      9 comentários em Passos iniciais para aprender o baralho cigano

 

lenormand

Ter um baralho.

Estabelecer a maneira que VOCÊ vai lidar com o baralho. O que quero dizer é que cada um adota seus próprios rituais e maneiras de energizar, se conectar, embaralhar, cortar etc. Eu, por exemplo, não faço nada. Não tem vela, cristais, incenso, copo d’água, ciganas, mantras… nada. No meu caso, ter ou não ter essas coisas não faz nenhuma diferença, não muda em nada a minha visão do jogo, portanto prefiro ser prática. Já até fiz rituais no passado(no tarô), mas não fui contemplada com nenhuma intuição ou conexão neuronal extra, então optei pela desritualização, entretanto acho importante que a pessoa se concentre na hora de fazer a pergunta… vejo que vagar com o pensamento para assuntos diferentes daqueles perguntados pode criar resultados confusos ou falsos.

OBS:(atualização em 2022) – Sobre o ítem 2, acho que é melhor esclarecer, que não sou destituída de rituais e formas de conexão não. Só que não acho que seja necessário um monte de parafernálias para cada ocasião em que você  usar o baralho. Uma vez por dia faço algum tipo de ritual, mas, depois disso, não faço mais nada. É como atividade física. Se você quer ficar em forma para um evento, não adianta malhar antes de sair de casa; o certo é ter uma rotina de exercícios constantes para tal. Então, acho que a pessoa deve estabelecer uma conexão com algum tipo de força, que seja de seu exclusivo agrado, e não interessa de que tipo é. Cabe a você perceber as suas afinidades. A sua conexão pode ser com o próprio baralho em si; ou então com uma carta específica dele. Também nada tem que ser imútavel. Sua devoção e seus rituais podem mudar no decorrer do tempo quantas vezes quiser.

Saber que o baralho cigano tem 36 cartas e saber associar o número ao nome da carta. Reparar nas imagens que compõem o baralho utilizado, pois muitas vezes são elas que dão a resposta.

Guardar algumas palavras chaves de cada um dos arcanos e, aos poucos, ir absorvendo novos significados.

Tirar uma, duas ou três cartas todos os dias, anotar os acontecimentos e tentar fazer uma ligação entre os sentidos das cartas com o ocorrido.

Fazer perguntas curtas e objetivas, com no máximo duas ou três cartas. Não adianta o cara que nem sabe direito o significado dos arcanos optar por uma tiragem complexa. Não esqueça de anotar com data e, de preferência, com prazo(tal coisa vai acontecer essa semana?). Conferir os resultados é bem estimulante e se aprende muito com isso. É preferível que se atribua uma definição para cada posicionamento, por exemplo: A primeira carta é a situação e a segunda o desfecho… Isso facilita para quem não tem experência suficiente.

Fazer jogos retroativos. Essa técnica consiste em perguntar sobre algo que já aconteceu e, portanto, se sabe o desfecho e as emoções envolvidas no fato. Para mim funciona bem e aprendi muito dessa maneira.

Tentar não criar simbolismos mirabolantes para justificar a resposta que se espera obter, tipo: “Ele me ama?” Sai o caixão. Então o cara diz: “Ele me ama tão profundamente que morreria por mim”… “ou nosso amor vai ser para além da vida”, “ele sofre de amor por mim”…haha… sem viagem na maionese. Ele não ama!

Jogar para terceiros pode ser importante para os estudos, porém não é fundamental. Nosso dia-a-dia tem trocentas situações as quais se pode fazer uma pergunta e obter o resultado com precisão(Ele vai ganhar as eleições? O projeto de lei tal vai ser aprovado? Fulano vai ser recuperar do infarto que sofreu? O sequestrador vai liberar a vítima?…). Não esqueça de anotar a pergunta, as cartas, a data e, se necessário, o prazo… e o resutado, claro!

10º Beber de muitas fontes. Procurar diferentes blogs, vídeos e livros. Extrair o que cada um tem de bom e, o mais importante, o que tem a ver com você. O aprendizado não é uma área de fidelidade, portanto seja promíscuo!!!

Eu sei que falei coisas muito banais, mas a síntese disso tudo é que se vá aos poucos, sem misturar expectativas com o real simbolismo das cartas e que se crie seu próprio estilo e sua própria conexão com os arcanos, embora fundamentado por uma boa fonte de pesquisas.

9 thoughts on “Passos iniciais para aprender o baralho cigano

  1. Priscila Emanuele da Silva Santos

    Adorei a explicação, ainda mais como você dá abertura pra cada um aprender do jeito que convém, sem limitar um ensino e jeito só. Já tenho o baralho agora só falta começar, acredito que seu site vai ser muito útil para mim. Obrigada!

    Reply
    1. Helô Post author

      Oi Priscila! Que bom que você está tirando proveito do conteúdo do blog. Sucesso na sua jornada com o Baralho Cigano!!! Valeu!

      Reply
  2. PATRICIA MARONHAS DE ARAUJO

    Olá,adorei suas explicações, tenho muita dificuldade,suas dicas são ótimas,vou tentar. Obrigada

    Reply
    1. Helô Post author

      Oi Vanderlei! Eu não dou aulas nem presencialmente, nem online. Pelo menos, por enquanto, não. Mas agradeço o interesse. Obrigada!!!

      Reply
      1. VANDERLEI DE SOUZA BRITO

        Que pena. Gostei muito das suas esplicasoes. Muito objetiva. Jogaria pra mim se possível. Obrigado. Bom dia.

        Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.