Cavaleiro na CRUZ CELTA

      Nenhum comentário em Cavaleiro na CRUZ CELTA

jogada-cruz-celta-lenormand

Um jogo muito usado, especialmente no Tarô é a Cruz Celta. Aqui, vou aplicá-la ao baralho cigano, porém lembrando que as interpretações do significado de cada posicionamento depende de oraculista para oraculista. Inclusive, vai variar de acordo com a pergunta, a necessidade e a intuição de quem está jogando.

Aqui vão algumas possibilidades para a carta Cavaleiro em cada uma das posições na Cruz Celta. Obviamente, tudo vai depender do tipo de pergunta e da mais poderosa ferramenta que existe: o CONTEXTO.

1ª posição -O POTENCIAL DO MOMENTO. Algo em que se deve colocar energia, aperfeiçoar e dedicar atenção, pois se trata do aspecto mais favorecedor na ocasião. Pode estar relacionado a um objeto específico de interesse ou são as melhores ferramentas que a pessoa dispõe para chegar ao resultado.

É momento de agir, buscando um caminho próprio, seguindo o rumo que acha importante para si e abrindo mão das preocupações excessivas para com outras pessoas. É a hora de deixar algo para trás. É importante observar qual o foco de interesse e partir imediatamente para a ação. Os planos ou os conhecimentos necessários para ir nessa busca não precisam estar muito desenvolvidos. O momento é para usar os recursos de que dispõe e ir desenvolvendo as habilidades no decorrer do trajeto. Não se deve depender dos outros. É fundamental usar de coragem e ousadia para descobrir novas opções e ajustá-las de acordo com as necessidades do momento. A pessoa tem energia física e disposição. Hora propícia para viagens, compras de veículos, aprender a dirigir, tomar o comando de uma situação, se tornar independente e autossuficiente.  Deve ser mais competitivo. Os caminhos estão abertos e basta colocar os pés na estrada. Também é o momento de se expressar, falar o que pensa e buscar o seu próprio espaço dentro de um determinado contexto. É a hora de fazer novos planos. Pode receber a mensagem que vem aguardando. Coisas boas podem vir das ações imediatas. Aproveitar que é solteiro e não precisa ter ninguém para dar satisfação.

Exemplo:

Jogo 1 – Sem pergunta e hipotético

Cavaleiro na 1 – A pessoa está querendo algo novo ou ter uma vida mais independente e com mais liberdade. Querendo se exercitar, entrar numa disputa, fazer uma viagem, procurar um novo local para alguma coisa… (os vários significados do Cavaleiro). Esse é o panorama que a beneficia.

Chicote na 2 – Está presa a uma relação de poder. Pode ser o chefe, um emprego, um namorado autoritário. Talvez esteja pensando em suas responsabilidades ou desconfortável em perder algum tipo de comando… ou se vai conseguir dar conta do recado. Também pode significar que não está enfrentado a situação com a motivação e energia suficiente para dar esse passo. É provável que tenha que se impôr, enfrentar, brigar, se indispôr com alguém.

Sol na 3– Pessoa muito entusiasmada, achando que é esse seu caminho. Vê a situação como a melhor coisa que pode acontecer.

Criança na 4– Insegura, pois acha que não está pronta o suficiente para isso. Pode sentir que está se precipitando e pode se retrair diante disso. Ao mesmo tempo se sente renovada e criativa. Tem dúvidas se vai conseguir sem uma ajuda. Tem um sentimento de insuficiência ou de que está regredindo.

Raposa na 5– No passado aguentou uma situação difícil, provavelmente algum trabalho ruim ou uma pessoa negativa.

Jardim na 6 – No futuro está interagindo em locais novos e pessoas diferentes. Vai contar com o incentivo de amigos e é provável que seu meio social seja receptivo àquilo que está empreendendo. Terá muita abertura e bons resultados no que está fazendo.

Cegonha na 7– A pessoa está feliz e confiante com a possibilidade de renovação. De fato, quer a mudança, que pode ser, inclusive, uma viagem ou mudança de endereço.

Caixão na 8– Os outros podem não levar muita fé no que a pessoa vem fazendo. Também é possível que não esteja visível, devido a algum distanciamento. Pode significar que no ambiente em que se encotra não existe mais nada para se aproveitar.

Carta na 9– Está ansiosa por assinar algum tipo de acordo ou resolver questões relacionadas a documentos e propostas. Quer mostrar resultados. Medo de que seus planos não sejam viáveis ou que suas propostas e documentações não sejam aceitas.

Coração na 10– Muita satisfação com o que vai fazer. Encontra algo que tem a ver com suas expectativas mais profundas.

OBS: Esse jogo poderia ser de uma pessoa que está se separando, mudando de endereço, deixando um trabalho para fazer algo que gosta mais.

2ª posição- Cavaleiro como OBSTÁCULO. É a representação das atitudes do consulente que podem dificultar ou inviabilizar um bom resultado para a questão proposta.

O indivíduo não para quieto, está sempre procurando uma novidade e se desligando antes do tempo de situações que necessitavam de mais persistência para ter sucesso. Tendência a não olhar para trás ou cultivar as relações que ficaram no passado, fazendo com que perca contatos que poderiam auxiliá-lo quando fosse necessário. Pode estar falando o que não deveria ser dito e divulgando notícias de forma inadequanda ou precipitada. Não está se estabelecendo tempo suficiente em um local para que possa construir algo de concreto. Pode estar tomando partido demais numa situação ou está sendo demasiadamente competitivo. Está colocando o carro na frente dos bois. Agindo antes da hora. Sem preparo para encarar uma situação ou exercer uma atividade.

Pode haver falta de movimento e de iniciativa, assim como pouca comunicação, falta de foco e pouco interesse.

Exemplo:

Jogo 2 – Sem pergunta e hipotético

Casa 1- Navio- Favorecimento com as trocas, com a negociação que satisfaça a todos os lados. Precisa ouvir e entender as necessidades alheias, assim como respeitá-las. Acordos levam tempo, portanto se requer a paciência necessária para que saia favorecido.

Casa 2- Cavaleiro-  Postura muito “Eu primeiro”. Muito egoísta ou, em contrapartida, pode não estar dando atenção a coisas que o colocariam em vantagem. Pode faltar paciência.

Casa 3- Torre– Pode estar achando o outro duro, inflexível. Ou ele mesmo acreditar que tem que impor sua vontade. Pode estar muito fechado nas próprias idéias.

Casa 4- caixão-  Pessimista e negativo em relação a situação. Pode se sentir no prejuízo e estar com medo da perda. Não muito disposto a se abrir.

Casa 5- Raposa- No passado houve atritos, situações em que se sentiu lesado ou tentou trapacear o outro.

Casa 6- Criança- No futuro, não tem um acordo firmado. As coisas podem não passar do estágio inicial, pois atitudes imaturas e egoístas podem impedir um desfecho sério e produtivo.

Casa 7- Mulher– Toda essa situação pode ser em relação a uma mulher.

Casa 8- Pássaros– É visto como alguém instável e que muda de ponto de vista o tempo todo. Irritadiço, diz uma coisa e faz outra.

Casa 9- Cobra-  Teme ser enganado, passado para trás. Espera ter uma grande vantagem na situação.

Casa 10- Morro– A situação para no caminho ou tem que ser resolvida por intermédio de alguém com poder(justiça). É provável que não dê em nada no momento.

Eu poderia dizer que é um homem negociando um acordo difícil.

3ª posição -Cavaleiro na MENTE, no pensamento e no que está claro para a pessoa. O que está na cabeça também pode ser um elemento real e não, necessariamente, uma forma de pensamento. Por exemplo: se tem uma carta Casa, pode significar um imóvel.  O cavaleiro: uma viagem, um veículo etc.

A pessoa está empolgada. Está vendo que precisa tomar uma atitude imediata e fazer algo novo. Pensando em si primeiramente. Mente ágil e criativa. Está pensando em viajar, em procurar alguém. Quer conquistar algo ou alguém. Impaciência, quer logo colocar em prática. Positivo e otimista, tem idéias muito próprias sobre a situação. Pode estar vendo só o seu lado num contexto que envolve igualmente outros indivíduos. Quer sobressair e vencer alguma disputa. Está disposto a contar algo. Quer se manifestar. Pode querer sair de uma relação(de qualquer tipo) e ficar por conta própria. Pensa em insistir em algo que o outro não quer.

4ª posição- Cavaleiro no ESTADO DE ESPÍRITO. O que no fundo a pessoa está sentindo. O que se passa no mais íntimo do ser. Não significa que é totalmente inconsciente(pode até ser), mas se trata daquele sentimento que incomoda por mais que não queiramos que ele exista. É o local em que estão alojadas(ou solidificadas) nossas reais crenças, as quais, muitas delas, podem ser muito limitantes.

No fundo o indivíduo está motivado e acreditando que ele pode fazer o que está disposto. Se sente positivo e livre. Interiormente ativo e pronto para enfrentar a situação de frente. Há também o sentimento(dependendo do caso), de deixar para lá, cair fora, fugir da situação. Egoísmo ou individualismo. Quer estar sozinho. Quer fazer por ele mesmo e não acha que precisa de ajuda. Na expectativa de algum contato ou de achar alguém. Não sente que tem que se envolver com a situação.

5ª posição –  PASSADO .

Ele ou alguém está chegando de viagem. Saiu de uma situação(trabalho, relação…). Já está sozinho há um tempo. Se manteve em atividade por muito tempo.  Recebeu uma visita ou mensagem. Entrou uma pessoa na vida do consulente. Iniciou algum projeto que ainda não se desenvolveu muito. Abriu novos caminhos e conquistou a liberdade e a independência. Procurou alguém. Deu um passo na direção de algo que vem cobiçando.

6ª posição – Futuro próximo

Vai dar o passo que tem que ser dado. Vai: procurar alguém, viajar, se manifestar, iniciar, ter coragem, ousar, estabelecer alguma meta, buscar algo novo e todas as demais possibilidades dentro dos significados do Cavaleiro.

7ª posição – A posição do CONSULENTE DIANTE DA SITUAÇÃO. Como está enxergando o acontecimento. Qual sua energia em relação ao fato. Essa posição é meio que uma síntese ou complemento das posições anteriores, porém realçando algum elemento que ajuda a confirmar alguma tendência. Pode significar que diante das possibilidades que tem, dos obstáculos que se apresentam, do que passa por sua cabeça e do que lá no fundo sente(convicções, inseguranças, medos, coragem, fé etc), a pessoa acaba por ser comportar de uma maneira ou expressar algum tipo de expectativa quanto ao assunto. Também pode ser a conclusão que a própria pessoa chega de como deve agir diante daquele panorama.

Percebe que tem que agir, que é ela que deve tomar a iniciativa, procurar alguém e apresentar suas propostas e projetos. Toma uma posição pioneira, abrindo o caminho para uma tendência. Sabe que é a sua atitude que influenciará o acontecimento ou permitirá que algo se realize. Vê que tem que incorporar as múltiplas características do cavaleiro(positivas e negativas).

8ª posição – Como está o AMBIENTE em torno do acontecimento ou COMO AS PESSOAS ESTÃO VENDO O CONSULENTE. Acho que é o teor da pergunta que vai evidenciar qual das opções podem ser melhor aplicadas. Também pode significar o ambiente físico.

Pessoa é vista com as características do cavaleiro.

Ambiente muito dinâmico, em que cada um tem que se virar por conta própria. Alí não dá para dormir no ponto, pois a competitividade é grande e o local é composto por pessoas que gostam de desafios. Como ambiente físico pode ser uma estrada, uma rua, um veículo, uma área externa.

9ª posição – Pode ser um ALERTA ou CONSELHO DO TARÔ. Há também quem opte por interpretar como as EXPECTATIVAS DO CLIENTE e seus medos em relação a situação. É o tarólogo quem escolhe o que acha mais adequado.

Como conselho: Conselhos do baralho cigano

O consulente espera ter coragem para tomar uma iniciativa. Quer obter alguma informação relevante ou deseja que alguém o procure. Espera por vitória e que prevaleça o que é mais importante para si. Consequentemente, seus medos residem em não obter o que espera. Ou que as coisas não se iniciem ou terminem no tempo desejado.

10ª posição – RESULTADO. Como tende a se fechar essa situação. O desfecho.

Há sucesso, pelo menos inicial, em relação ao fato. A questão em si vai ser colocada em movimento e a evolução disso vai depender da forma que for alimentada. Porém o resultado só poderá ser bem interpretado, de acordo com a situação e as expectativas do cliente. Se o consulente, por exemplo, pergunta se vai conseguir que alguém assuma um compromisso, o cavaleiro pode não ser tão positivo como resultado, já que o parceiro, embora possa até estar disposto e concordante com isso num primeiro momento (e por impulso), tende a querer desfrutar da relação de maneira mais livre, conhecer melhor o outro, percorrer um caminho de experiência para achar as afinidades e, só depois, realmente perceber o que deseja, baseado na sua vivência com a pessoa.

Exemplo:

Jogo 3 – Sem pergunta e hipotético

Casa 1- Cão – Tem algum tipo de relação(ou interesse) que essa pessoa está absurdamente atraída e é favorecida pelo fato de haver reciprocidade ou este algo ser realmente bom para ela. Procurar, demonstrar interesse , se mostrar receptiva, empolgada e alegre é o que deve cultivar e utilizar para chegar onde deseja. Deve ir atrás e perseguir esse objetivo com persistência.

Casa 2- Caixão- O obstáculo é estar fechada. Não está demonstrando o interesse. Por alguma razão(medos, idéias limitantes, falta de acesso) pode não estar entrando em contato com esse objeto de conquista.

Casa 3- Sol – Acredita que algo muito bom vai vir disso. Está extremamente positiva. Ou está muito encantada com essa coisa(ou pessoa), colocando-a quase como um deus.

Casa 4- Homem- Pode ser que seu interesse esteja em um homem e na esperança de que ele entre em contato. Está emocionalmente envolvida com ele.

Casa 5- Casa- Ela pode ter tido um contato íntimo com ele, e sentiu muita familiaridade.

Casa 6- Árvore- Algo que tende a se desenvolver.

Casa 7- Criança – Ela está animada, mas muito insegura e sem saber ao certo que atitude tomar. Talvez espere a iniciativa dele. Está dependente da ação do outro.

Casa 8- Raposa- O homem a vê como alguém muito interessante, bonita e também quer encontrar com ela. Talvez, ele também tenha os seus receios de como será recebida uma proposta que venha a fazer, pois a vê como alguém independente e segura.

Casa 9- Carta- Espera receber um convite para um encontro e tem medo, ela própria, de fazer esse convite.

Como conselho: procura!

Casa 10- Cavaleiro- Alguém vai tomar a iniciativa e esse encontro vai ser marcado e acontecer. Mas, particularmente, acho que se o consulente tem a expectativa de um encontro, ele deve tomar a iniciativa. É comum ver desfechos com o cavaleiro em que o outro não procura, prefere ficar na dele. Então, a ação do consulente é que vai determinar o resultado.

OBS: Eu interpretei como um interesse amoroso, mas poderia ser relacionado a um trabalho, uma nova carreira, algum bem que se queira adquirir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.