Nossos pontos fortes

      Nenhum comentário em Nossos pontos fortes

baralho-cigano-pontos-fortes

Estamos acostumados a realçar nossos pontos fracos. São eles os vilões das nossas dores e fracassos. Acreditamos que se fortalecermos nossas deficiências seremos pessoas melhores e resolveremos nossos principais problemas, entretanto nos esquecemos(ou não nos foi ensinado) que temos também pontos fortes.

A própria psicologia se especializou em estudar e tentar curar nossas fraquezas, porém negligenciou, o poder que cada um de nós carrega através das nossas forças, que se bem exploradas e desenvolvidas, levam a poderosas realizações.

Nossas forças, no geral, estão conectadas à nossa alma. Com elas, temos prazer e facilidade de executar as tarefas necessárias para um vida feliz e próspera.

Inúmeros testes foram criados para detectar os mais diferentes aspectos do comportamento humano, inclusive suas forças. Um deles, foi elaborados pelo Instituto Gallup*(Descubra a fonte de seus pontos fortes), que definiu 34 tipos de forças presentes em cada indivíduo. A idéia é que se detecte as cinco principais forças e as desenvolvam ao máximo, deixando de lado tudo em que somos fracos.

A conclusão é que não se deve perder tempo tentando melhorar nossas fraquezas. O que tornaria nossa vida produtiva e realizada seria colocar todo o gás onde somos bons, e que isso nos levaria facilmente a atingir um estado de excelência.

Como qualquer teoria que exista na face da terra, há controvérsias… de qualquer maneira, não custa tentar!

*O teste pode ser encontrado na Internet, embora só tenha encontrado na versão paga. Mas creio que o principal é aguçar o senso de observação baseado na explicação sobre cada ponto forte.

Como este é um blog de baralho cigano, relacionei cada ponto forte a uma carta. Obviamente, não existem características puras. Todo e qualquer modo de ser é uma mistura de vários arquétipos, entretanto escolhi apenas um, para facilitar o aprendizado.

Cada um dos 34 pontos fortes serão vistos colocando o mouse sobre o Menu Atitudes e depois Nossos Pontos Fortes(da mesma forma que fiz com as conjunções).

Fonte: Descubra seus pontos fortes – Donald O. Clifton

1- Adaptabilidade

2- Análise

3- Ativação

4- Autoafirmação

5- Carisma

6- Comando

7- Competição

8- Comunicação

9- Conexão

10- Contexto

11- Crença

12- Desenvolvimento

13- Disciplina

14- Empatia

15- Estudo

16- Excelência

17- Foco

18- Futurista

19- Harmonia

20- Ideação

21- Imparcialidade

22- Inclusão

23- Individualização

24- INPUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.