1- Adaptabilidade

      Nenhum comentário em 1- Adaptabilidade

adaptabilidade-pontos-fortes

Veja antes: Nossos pontos fortes

Carta: NUVENS

As nuvens representam a adaptabilidade devido a constante transformação pela qual passam. As nuvens se formam de acordo com a situação do momento(quantidade de água, direção e velocidade do vento etc). Da mesma maneira, os pensamentos são incessantes em nossa mente, pulando das reflexões mais profundas até idéias(lembranças, frases, observações) mais desconexas ou insignificantes. Tudo isso em frações de segundos.

Outras cartas relacionadas a esse tipo:

caminhos – Mudança de direção, outros rumos

foice – Imprevisto, improviso, atitude imediata

cavaleiro – estar no presente, ter coragem de enfrentar o que vem pela frente

peixes – fluidez, multiplicidade, adaptabilidade

cegonha – mudanças, tranquilidade, renovação

Característica

Quem tem como força a adaptabilidade, no geral vive no presente. Não se prende ao passado e nem faz planos a longo prazo. Aliás, nem gosta de planejar nada. Acredita que a vida é o resultado do que fazemos agora. Se tiver algum propósito, não terá nenhum problema em se desviar dele se a circunstância assim o quer. Sabe que existe “o meio do caminho”, e muitas estradas podem se bifurcar e levar em outras direções. Lida bem com imprevistos… até gosta da improvisação. É muito flexível e capaz de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, sem que perca a produtividade ou se estresse. No geral consegue se manter calmo em situações em que a maiorias das pessoas está em desespero. Está pronto para qualquer circunstância.  Esse indivíduo gosta que as coisas fluam, portanto se tiver envolvido numa atividade que sinta fluidez(quando a gente perde noção de tempo por estar fazendo algo agradável), permanecerá totalmente concentrado. Acha que cada dia é um dia e cada momento traz oportunidades e experiências novas e estimulantes.

Não há profissões específicas para este ou qualquer outro tipo, mas o que se pode dizer é que trabalharia bem em atividades:

  1. Que produzem adrenalina(novas e diferentes experiências e emoções)
  2. Que colocam a pessoa sob pressão
  3. Que pedem improvisação
  4. Que requerem habilidade de resolver um problema imediatamente
  5. Que se modificam a cada dia(ou momento)
  6. Que exigem mudança de estratégia constantemente(começos e conclusões rápidas)
  7. Que demandam versatilidade
  8. Que não sejam rotineiras

Exemplos:

Um policial patrulheiro, um ator, uma produtor de TV, um vendedor, um advogado, um repórter, um coach, um profissional que trabalha em serviços de atendimento ao cliente, um professor, um profissional de resgate e serviços de emergência(bombeiros)…

OBS: Todos nós temos algum grau de adaptabilidade, mas só se deve considerar como um ponto forte se o indivíduo for “O” camaleão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.