A frieza nas cartas

      Nenhum comentário em A frieza nas cartas

frieza, indiferença, baralho cigano, lenormand

É comum dizermos que fulano é ou agiu friamente e, normalmente, isso é interpretado como algo ruim, fruto de uma alma egoísta. Aí… fiquei matutando quais seriam as cartas que melhor representariam a frieza e cheguei a várias delas. Há tipos diferentes de frieza e todos nós, sem exceção, somos frios em alguns momentos ou somos naturalmente dessensibilizados para algumas questões.

Aqui vão algumas conclusões que tirei sobre como a frieza pode se manifestar em cada arcano(aliás, não refleti sobre todos eles):

Cavaleiro(1)

É a frieza de quem está de passagem, que gosta de seguir em frente e de estar sempre em busca do novo. A pessoa pode até ser afetiva, mas consegue deixar as coisas para trás com facilidade. Desapegado.

Navio(3)

É a frieza da negociação. Ele é capaz de ver o lado do outro, mas luta pelo melhor para si. Fabrica um remédio para ser vendido para os doentes(e não doado). É o espírito do capitalismo.

Casa(4)

Frieza pelo fechamento natural do indivíduo… não quer se envolver com quem não é íntimo. É o cara que não denuncia um abuso sofrido por um vizinho, pois acha que não lhe diz respeito.

Nuvens(6)

Frieza que vem da irreflexão, falta de clareza, e instabilidade mental e comportamental. Pode ver uma situação horrível diante do nariz, mas nem questiona se é certo ou errado… é o tipo que precisa ser educado e conscientizado.

Cobra(7)

Maldosa. Reage friamente e é muito defensivo. Sempre acha que vai ser atacado. Sem empatia. Acho que na cobra existe um dos principais componentes dos perversos e narcisistas.

Caixão(8)

Frieza gerada pela real indiferença, distanciamento, depressão, falta de sentimentos e falta de contato.

Buquê(9)

Frieza diplomática. Não se fala o que vem à cabeça. O verniz obrigatório dentro de um determinado ambiente. É o funcionário que atura um cliente insuportável tendo que ser educado e sorrindo, quando, na verdade, quer mandá-lo para a puta que pariu.

Foice(10)

É a frieza do cirurgião, do açougueiro. Tem estômago. Forte capacidade destrutiva… e sem remorsos. O revolucionário, que faz a rebelião e manda matar os opositores para não ter obstáculos.

Chicote(11)

Causa danos quando se baseia na idéia de cumprimento da lei. Se achar que é uma questão de justiça, tudo bem bater, maltratar, condenar à morte.

Pássaros(12)

Fofocar é uma forma de frieza, pois o indivíduo pouco se incomoda com a repercussão dos rumores que vem espalhando na vida da sua vítima.

Criança(13)

Egoistão. Não se incomoda e nem pensa nos outros. Muito comum aos narcisistas.

Raposa(14)

Trata-se da frieza calculista e estratégica para se obter o que deseja. Pensa no outro apenas como meio de chegar a seu objetivo. Desdenha a estupidez alheia e não vê com sensibilidade o ponto de vista do outro.

Urso(15)

Frieza egoísta e vinda da necessidade de dominar e se impor aos demais. Tende a perseguir e torturar suas vítimas. Pouco importa que o outro não queira mais ficar com ele… ele quer e pronto! Se o outro o deixar, ele vai atrás e, se não conseguir, se vinga.

Estrela(16)

Frieza que vem da distância física e espiritual. É a pessoa que não se incomoda porque nem sabe que uma situação existe. A indiferença pode vir da sensação de que é especial, intocável, diva. Também pode ser excessivamente obcecado pela Internet e televisão e se tornar alienado e não querer contatos reais.

Torre(19)

Distanciamento emocional e físico. Forte senso de superioridade. O esnobe. Pode estar tão distante de uma realidade que, realmente, não é capaz de se sensibilizar com uma situação que mal conhece.

Morro(21)

Frieza dura, ocasionada pela necessidade de ser prático, resistente e realista. É a pessoa forte, que carrega uma situação difícil sozinha nas costas e faz o que for necessário para superar os obstáculos.

Caminho(22)

A pessoa tem outros planos, não tá nem aí. Ela quer tomar seu próprio rumo ou se libertar de uma situação que já não interessa mais. Quer distância mesmo. Está tão certa sobre o quer quer da vida, que não se importa se um outro estará sofrendo com a situação. Para ela é a sua liberdade e independência que conta.

Ratos(23)

Não liga para o estrago que pode causar. Não se preocupa com o outro. É o tipo que vende alimentos estragados, não lava as mãos para pegar na comida alheia, diz que fez um trabalho mas não fez. Caga e anda. O estelionatário.

Livro(26)

Frieza “racional”. Pode estar fechado para uma situação(seguindo idéias fixas, ideologias, religiões) ou ficar preso à necessidade de provas, investigações, testemunhos, fontes documentais. Se atém aos fatos, à lei e ao que está escrito ou regulamentado.

Carta(27)

Frieza que vem do fato de que se tem que seguir as regras estabelecidas. Seguem ordens e, mesmo que não concordem, as cumprem(oficiais de justiça, carcereiros, juízes…).

Lírio(30)

Frieza vinda da indiferença e das situações que se desgastaram com o tempo. O preconceito também faz parte dessas pessoas, que muitas vezes não querem se misturar, se macular em contato com a plebe.

Cruz(36)

A frieza é resultado de experiências duras e dolorosas. É a pessoa que está massacrada pela vida e acabou perdendo a sensibilidade… fica sêca, amarga, ríspida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.