5- Árvore

      Nenhum comentário em 5- Árvore

A Árvore diz respeito a todo processo de criar, no sentido de fazer crescer, desenvolver, permitir que se viva em condições adequadas. Quando se cria filhos, se cuida de plantas e animais, se aprende alguma habilidade, se toma banho, se escova os dentes, se alimenta… enfim… trata-se do processo gradativo o qual alguma coisa deve ser cuidada para que se mantenha viva ou em bom estado. Se se cria ou cuida de um filho, um animal, uma planta, um negócio, um projeto, um blog, uma casa… deve-se alimentar com produtos apropriados, regar, diversificar, limpar, aprender etc. Tratam-se de processos lentos e constantes. Não dá para se alimentar só uma vez por mês, deve ser diário. Não funciona cuidar dos negócios só de vez em quando, tem que ser constante. Se não se escova os dentes ou se toma banho a baixa condição de higiene precipita perdas e doenças. Portanto, o que está próximo à Árvore necessita de atenção e cuidados… não dá para ser negligenciado ou ser feito quando a vontade bate; é algo a qual você se compromete, sendo agradável ou não, caso contrário não se desenvolve, não progride, não vai para a frente(vida, a planta, a saúde, o trabalho, os estudos, os dentes, o namorado, os amigos…).

  1. Gravidez.
  2. Preso a algo. Arraigado. Leva a fundo.
  3. Crescimento.
  4. Fertilidade.
  5. Fartura, abundância.
  6. Algo que está plantado. Quem tem raízes. Que cria raízes.
  7. Saúde.
  8. Cuidados com o corpo físico e espiritual.
  9. Vagarosidade.
  10. Respirar… renovar o ambiente.
  11. Profissionais da saúde.
  12. Capacidade de resistir.
  13. Adaptabilidade forçada, pois não tem opção, não tem como sair do lugar, mas mesmo assim tem que lidar com inúmeras transformações ambientais e interferências de outros seres.
  14. Evolução.
  15. Mudança de estação, no sentido de uma nova fase. Renovação dentro de um mesmo cenário.
  16. Sempre haverá mais oportunidades a frente, da mesma maneira em que a árvore sempre florescerá ou dará frutos num outro momento.
  17. Professor, mestre.
  18. Curador.
  19. Dar e receber.

A árvore, para mim, representa entre inúmeras outras coisas, desafios, dificuldades, adaptabilidade forçada. Algo a qual se tem que acostumar na marra, pois não tem jeito. A árvore é o único ser vivo no baralho cigano, exceto o trevo e as plantas do jardim, que não pode se locomover, mas tem que sofrer constantemente inúmeras transformações e interferências de outros seres vivos e do ambiente.

A árvore está sujeita ao vento, ao frio, a chuva, a neve, aos furacões, ao calor, aos incêndios, ao verão, ao outono, à primavera, ao invernos, aos pássaros, aos ninhos dos pássaros, às cobras, aos macacos, aos ursos, às foices, às serras elétricas, aos vermes, aos musgos, aos xixis de cachorros, aos casais apaixonados que esculpem corações, aos homens. A árvore dá frutos ou flores e tem suas folhas em constantes mudanças. As árvores podem durar séculos… e todo esse tempo vivendo a cada dia a mercê desse movimento ininterrupto de mudanças, sem que possa sair do lugar. Sendo assim, vejo a árvore como um símbolo de resistência e de força. Se ela representa saúde, não é à toa… sobreviver a tudo isso requer muito vigor.

Um de seus significados é referente a incômodos, situações que requerem atenção no momento. Tratam-se das coisas do ambiente interferindo na pessoa, afetando seu estado de espírito ou seu corpo. São as circunstâncias as quais o sujeito se vê envolvido e tem que arranjar uma forma de lidar com aquilo, embora muitas vezes já não possa fazer mais nada, apenas se adaptar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.